Introdução ao CAD

Objetivos gerais:

  • Articular os principais componentes e funcionalidades de um sistema para desenho assistido por computador (CAD).

 

Objetivos específicos:

  • Identificar o modo de operação do programa CAD;
  • Criar entidades geométricas base;
  • Gerir desenhos;
  • Anotar e usar bibliotecas;
  • Cotar e dimensionar com rigor;
  • Aplicar procedimentos para impressão.

 

Módulos| Conteúdos programáticos (32 horas):

Módulo I: Compreender o modo de operação do programa (4 horas):

  • Ambiente de trabalho e modo de funcionamento;
  • Conceitos espaciais básicos e sistemas de coordenadas 2D;
  • Visualização e enquadramento do desenho.

Módulo II: Criar entidades geométricas base (12 horas):

  • Criação de entidades elementares: linhas, círculos, arcos, elipses, retângulos, polígonos, pontos;
  • Métodos de seleção de objetos;
  • Utilização de ferramentas auxiliares;
  • Modificação e duplicação de objetos;
  • Criação de entidades: polilinhas, curvas de nível (spline);
  • Edição de entidades: polilinhas, splines e multilinhas:
  • Conceito de propriedades de objetos e métodos de trabalho eficientes;
  • Padrões de preenchimento automático de áreas.

Módulo III: Gerir desenhos (4 horas):

  • Utilização de layers (layer properties manager);
  • Definição de propriedades genéricas das entidades vetoriais;
  • Criação de filtros e grupos e layers dedicados;
  • Propriedades de transparência;
  • Criação de ficheiros de layers.

Módulo IV: Anotar e usar bibliotecas (4 horas):

  • Criação e formatação de texto. Ortografia;
  • Utilização de tipos de texto, edição e criação de estilos de texto;
  • Criação de estilos de tabelas;
  • Modificação de tabelas e tabelas dinâmicas para extração de informação;
  • Criação de blocos;
  • Blocos internos, externos e dinâmicos;
  • Utilização de referências externas, imagens, .pdf e outros formatos;
  • Criação e utilização de atributos de blocos;
  • Utilização de paletas de ferramentas e bibliotecas de blocos.

Módulo V: Cotar e dimensionar com rigor (4 horas):

  • Criação de estilos de cotagem;
  • Aplicação de vários tipos de cotagem ao desenho;
  • Distâncias e áreas;
  • Utilização da calculadora.

Módulo VI: Imprimir (4 horas):

  • Utilização de layouts;
  • Montagem de vistas;
  • Definição de escalas de anotação e impressão;
  • Aplicação de estilos de impressão;
  • Configuração de impressoras;
  • Design review;
  • Carimbo de impressão.

 

Destinatários:

  • Licenciados nas áreas da engenharia, arquitetura ou áreas similares com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências em desenho assistido por computador (CAD).

 

Métodos pedagógicos:

Adota-se uma metodologia pedagógica teórico-prática com momentos de exposição e sistematização de conceitos, intercalados com atividades práticas de consolidação dos conhecimentos adquiridos e momentos de discussão de ideias. Para tal, recorre-se aos métodos: Expositivo, Interrogativo, Ativo e Demonstrativo.

Para aplicação dos métodos pedagógicos, serão aplicadas as seguintes técnicas: exposição, formulação de perguntas, debate, exercícios práticos de sistematização de conteúdos, entre outros.

 

Metodologia de avaliação:

Em termos de metodologia pedagógica de avaliação, pretende-se que o curso inclua duas dimensões de avaliação dos formandos: avaliação formativa e avaliação sumativa.

  • A avaliação formativa refere-se à avaliação a realizar ao longo do curso, através do acompanhamento da aprendizagem dos formandos no plano dos saberes adquiridos. Tal acompanhamento será feito através da realização de exercícios de consolidação de conhecimentos, de questões de consolidação, entre outros. Esta componente de avaliação terá o peso de 70% na avaliação final do curso.
  • No que se refere à avaliação sumativa, será realizada através de um exercício de avaliação – estudo de caso -, realizado no fim do curso, consolidando todos os conhecimentos adquiridos. Esta componente de avaliação terá o peso de 30% na avaliação final do curso.

A escala utilizada nos exercícios de sistematização e de avaliação final aplicados será expressa em termos quantitativos na escala de 1 a 5 e será convertível para uma escala qualitativa de 1 –  Muito Insuficiente, 2 –  Insuficiente, 3 –  Suficiente, 4 –  Bom e 5 –  Muito Bom.

A classificação atribuída aos formandos no final do cursos traduz-se em: “Com Aproveitamento” e “Sem Aproveitamento”.

Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ou superior ao 3, correspondendo em termos qualitativos a “Suficiente”.

 

Modalidade de formação:

  • Contínua.

 

Formas de organização:

  • Presencial.

 

Espaço utilizado:

  • Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento da ação;
  • Sala com possibilidade de ser escurecida, no sentido de realizar-se a visualização de projeções;
  • Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários;
  • Mobiliário que respeite as regras de ergonomia dos formadores e dos formandos;
  • Espaço amplo o suficiente (mínimo 2 m2/formando) para permitir a disposição das mesas em “U”, no sentido da facilitação da comunicação, bem como concretização de dinâmicas de grupo;
  • Local de fácil acesso e em boas condições de higiene e segurança.

 

Recursos pedagógicos:

  • Computador com Ligação à Internet para o(a) formador(a);
  • Um Computador para cada dois formandos, no máximo, com Ligação à Internet;
  • Programa CAD devidamente instalado em todos os computadores a afetar à ação de formação;
  • Quadro branco;
  • Canetas coloridas;
  • Videoprojector;
  • Bloco de Notas;
  • Material de escrita.

 

Documentação de apoio:

No decorrer do curso será facultado aos formandos um conjunto de suportes de apoio, nomeadamente, apresentação em suporte PowerPoint (utilizadas pelo(a) formador(a)) e instrumentos de consolidação de conhecimentos, considerados fundamentais.